CONVERSAS COM OS PEQUENINOS PARA AS MANHÃS DE DOMINGO – X
“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” Salmos 37:4
“Alegrai-vos, ó justos, no Senhor.” Salmos 97:12
– Por que devemos nos deleitar e nos alegrar no Senhor?
– Porque Deus sempre existirá, e nós sempre poderemos falar com Ele, e Ele sempre nos ouvirá; sempre poderemos confiar Nele, e Ele sempre cuidará de nós. Temos muitos amigos a quem amamos e que nos fazem felizes quando estão conosco. Mas, às vezes, eles podem ir para longe, ou partir para o Senhor. Outras vezes se tornam rudes e se esquecem de nós, ou não nos amam mais tanto quanto antes. Então, ficamos tristes em vez de felizes e não conseguimos nos alegrar com a companhia deles.
“Há muitas coisas que nos dão alegria. Amamos ver o sol e ouvir o canto dos pássaros, e nossos corações se alegram e nos deleitamos com isso. Mas os dias tristes vêm, nos quais o sol não brilha e não vemos nada além de nuvens, e o inverno silencia o canto dos pássaros. Então, nos sentimos infelizes e há escuridão sobre todas as coisas. Nossos livros e nosso trabalho às vezes nos dão alegria. Eles ocupam nossos pensamentos e nos alegramos quando somos diligentes e estudiosos. Mas às vezes ficamos doentes e não conseguimos trabalhar, nem ler. Não existe nada nesta Terra que consiga nos manter sempre felizes, porque todas as coisas terrenas podem nos deixar e nos decepcionar.
“Mas Deus, nosso Pai celestial, nunca nos deixa. Sempre podemos nos regozijar Nele. Se nossos amigos nos abandonarem e nosso coração ficar triste, ainda poderemos nos alegrar no Senhor. Se a luz do sol desaparecer, e nuvens escuras estiverem sobre nossas cabeças, elas não conseguirão esconder nosso Deus de nós. Ele ainda brilha sobre as nossas almas, e podemos nos deleitar Nele. Se ficarmos doentes, não poderemos fazer nada além de ficar na cama, e se sofrermos, ainda assim não perderemos nosso melhor Amigo. Ele pode confortar aqueles que estão angustiados. Nenhuma doença pode impedir que fiquemos felizes por termos um Pai assim. Ela só nos fará amá-Lo mais.
– O que há de bom em se deleitar no Senhor?
– Davi diz que se fizermos isso, Deus nos dará os desejos do nosso coração.
– Ah, que alegria seria ter todos os nossos desejos realizados! Mas, essa é uma promessa verdadeira?
– Sim; todas as promessas da Palavra de Deus são verdadeiras.
– A senhora realmente acredita que Deus já deu para alguém tudo o que o coração dessa pessoa desejava?
– Com certeza, sim; mas Deus não faz isso para todo mundo, apenas para aqueles que O amam e se deleitam Nele. Ele concede-lhes seus desejos, pois eles não pedirão nada de errado. Se uma garotinha ama sua mãe, ela não desejará nada que sua mãe não ache bom dar a ela, nem desejará fazer algo que a desagrade ou entristeça. E se uma criança ama a Deus, ela apenas orará por coisas que serão do agrado de Deus dar a ela.
– O que devemos pedir a Deus, se O amarmos? Que desejos deve haver em nossos corações?
– Se nos deleitarmos no Senhor, desejaremos acima de tudo crescer como Seu Filho Jesus Cristo, e pediremos que Ele nos ensine e nos ajude. Então, desejaremos sinceramente que todos os nossos amigos amem a Deus e oraremos por isso. Desejaremos estar preparados para o Céu e fazer tudo o que pudermos para preparar outros para o Céu. E todas essas coisas Deus nos dará se O amarmos e nos deleitarmos Nele. Se nos deleitarmos no Senhor não desejaremos riquezas, nem roupas finas, nem qualquer coisa que seja boa somente para este mundo. Estaremos prontos para aceitar se for da vontade Dele, ou não, nos dar essas coisas. Mas desejaremos ser como Ele e agradá-Lo, e viver com Ele no Céu; e essas bênçãos Ele certamente concederá aos Seus amorosos filhos.
Por Sophia Goodrich Ashton