Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. Salmo 16:1

– Mãe, quem escreveu todos esses lindos salmos?

– Bons homens, minha querida; filhos de Deus, que amavam falar com Ele e cantar sobre Ele, e a quem Ele ensinava como expressar seus sentimentos. Davi escreveu muitos deles. Ele foi um dos melhores homens que já viveu.

– O que ele quis dizer quando escreveu: Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio?

– Você se lembra da garotinha que vimos caminhando na floresta com o pai, semana passada?

– Oh, sim, mãe; ela não era bonita?

– Ela era tão meiga e amorosa, e seu pai era muito gentil com ela. Você se lembra do que ela disse quando eles chegaram à estreita ponte sobre o riacho?

– Eu não gosto de pensar nessa ponte, mãe; ela me deixa tonta. São só duas madeiras… a senhora acredita que ela seja segura? E nem tem lugar para apoiar as mãos! Se ela tivesse pisado um pouquinho mais para o lado, ela teria caído na água!

– Você se lembra o que a garotinha disse?

– Sim. Ela parou um minuto como se não quisesse ir até lá e, então, olhou docemente para o rosto de seu pai, pediu que ele segurasse sua mão e lhe disse: “O senhor cuidará de mim, papai. Não sinto medo quando o senhor segura minha mão”. E seu pai a olhou com muito carinho e segurou forte sua mão, como se ela fosse o que ele tinha de mais precioso. Eu não tive dúvidas que ele a amava, e cuidava muito bem dela, já que ela pediu tão docemente, e parecia se sentir tão segura com ele. Eu gostaria de poder vê-los novamente.

– Eu acho que Davi se sentiu como aquela garotinha quando escreveu as palavras que você acabou de ler.

– Davi estava passando por cima de uma ponte, mãe?

– Não uma ponte como a da floresta; mas ele havia chegado a algum ponto difícil em sua vida, e sempre que ele ficava perturbado de alguma maneira em sua vida, ele olhava para Deus, assim como a menininha fez com seu pai, e dizia: “Guarda-me, ó Deus”. É o mesmo que dizer: “Por favor, cuide de mim, meu bondoso Pai celestial. Eu não sinto medo quando o Senhor segura a minha mão”.

– Oh, mãe, que lindo! Mas Deus segurou mesmo a mão de Davi e o guiou através do problema?

– Não, mas Deus ama os Seus filhos que confiam Nele, assim como aquele pai ama a sua filha; e embora Ele não segure fisicamente suas mãos, Ele sabe como fazê-los sentir tanta paz e tranquilidade, como se realmente estivesse segurando suas mãos.

– A senhora disse que Deus ama os filhos Dele que confiam Nele. O que significa confiar Nele?

– Significa se sentir seguro sob Seus cuidados.

– Ele gosta que os filhos Dele confiem Nele?

– Você acabou de dizer que não tinha dúvidas que o pai amava a menininha, porque ela se sentia muito segura com ele. Deus sempre sente ternura para com aqueles que olham para Ele e se entregam aos Seus cuidados. Ele se alegra por poder cuidar deles e os ama mais, quanto mais felizes eles se sentem em Sua proteção. Ele os olha com amor, coloca pensamentos felizes em seus corações, tira o medo e fica feliz em poder confortá-los.

– Mãe, posso ser uma filha de Deus?

– Sim, minha querida. Se você O amar, confiar Nele e tentar agradá-Lo, Ele a chamará de Sua filha, guiará você em toda a sua vida e fará você muito feliz.

– Haverá pontes na minha vida? Quero dizer, será que eu terei problemas? Agora, eu não tenho nenhum, tenho? Não preciso olhar para Deus e pedir que Ele cuide de mim.

– Todas as pessoas têm problemas e enfrentam tempos de dificuldade e perigo. Você é uma menina feliz, tem um bom lar, e seu pai consegue suprir suas necessidades. Mas, suponha que ele perca sua propriedade e fique pobre, que não conseguíssemos roupas quentes e boa comida, e que tivéssemos que deixar nossa casa tão agradável. Então, você teria problemas, derramaria dolorosas lágrimas e ficaria com medo. Então, agradaria muito ao seu Pai celestial se você se lembrasse Dele, olhasse para Ele e dissesse: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. Cuide de mim agora, meu bondoso Pai; eu não terei medo de passar fome e sofrer se o Senhor estiver comigo”. Talvez esse problema não aconteça com você, mas outros podem acontecer. Seu pai e sua mãe podem deixá-la e podem ir para o Céu. Então, você estará com problemas, muito sozinha e não terá seus pais para lhe dizer o que é certo; e você terá medo de seguir em frente, errar e fazer o que os desagradaria, e perder o caminho de sua iluminada casa. Se, então, você olhar com olhos chorosos e disser: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio, cuida de mim agora, meu Pai celestial, pois não tenho outro pai, nem uma mãe querida, por favor, cuide de mim, e ajude-me a fazer o certo e a não ter medo” – então, Ele olhará para você com piedade e amor, e ficará feliz por você confiar Nele; e irá confortá-la, abençoá-la e torná-la mais feliz do que jamais imaginou.

– Mamãe, espero que nenhum desses problemas aconteça comigo.

– Não chore, minha filha. Se for a vontade de Deus, espero que você tenha seu lar agradável e seus pais gentis por muitos e muitos anos; mas é necessário que você saiba para onde ir em busca de conforto, quando até mesmo as piores provações acontecerem.

– Eu tenho medo de não saber como confiar em meu Pai celestial, como Davi, nem me sentir tão segura com Ele quanto aquela menininha com seu pai.

– Você deve orar a Deus para lhe ensinar essa confiança. Peça a Ele todos os dias para ajudá-la. Leia as promessas que Ele fez na Bíblia e como Ele sempre foi bondoso com Seus filhos e, então, você aprenderá a amar e confiar Nele, e uma agradável paz habitará em seu coração e impedirá que você tenha medo. Mas você não deve pensar que grandes problemas são os únicos que temos que enfrentar. Você terá muitos problemas pequenos e precisará pedir para o seu Pai celestial cuidar de você através deles.

– Que problemas a senhora acha que terei, mamãe?

– Você teve um esta manhã. Sarah foi indelicada com você e você ficou muito triste.

– Eu poderia levar esse problema para Deus?

– Sim, minha querida; você pode contar a Ele toda a sua infelicidade, exatamente como fez comigo, e pedir que Ele a conforte quando amigos terrenos forem desagradáveis.

– E Ele vai me ouvir? O que Ele fará por mim?

– Ele ajudará você a não se zangar e ser indelicada com eles, e encherá todo o seu coração com pensamentos doces, gentis e amorosos, para que você quase se esqueça do seu problema.

– Mãe, acho que os piores problemas que tenho agora são quando muitas vezes faço o que não devo fazer; muitas vezes fico com raiva e impaciente, e não tenho vontade de fazer o que me pedem; então, eu me sinto muito mal e desejo fazer sempre o que é certo. Mas eu não posso ir a Deus com esses problemas, porque eu sei que Ele fica descontente comigo quando eu faço coisas erradas, e tenho medo de contar para Ele.

– Ah, isso é um grande erro. Você não teve medo de me dizer, outro dia, que você foi na casa da Ellen depois de eu ter dito para não ir, mesmo sabendo que eu ficaria descontente.

– Oh, mamãe, isso é muito diferente. Eu sabia que a senhora ficaria descontente; mas, a senhora me ama tanto, fala tão gentilmente comigo e me perdoa quando peço desculpas, que eu te amo mais do que antes, e penso em nunca mais fazer nada para deixá-la chateada novamente.

– Tenha os mesmos sentimentos em relação a seu Pai celestial, minha filha. Ele te ama mais ternamente do que eu, e está muito mais disposto a perdoar do que qualquer ser terreno. Ele vê o primeiro pensamento de tristeza em seu coração quando você faz algo errado, e ele tem compaixão de você, e escuta sua mais fraca oração, e ajuda você a não errar de novo.

– Ele vai me deixar dizer a Ele o quanto eu me sinto mal, como a senhora fez, e o quanto eu desejo ser boa?

– Sim, e Ele a perdoará por causa de Cristo; e você será muito mais feliz se contar a Ele. Sempre que estiver com raiva novamente, vá para o seu quarto, ajoelhe-se e diga a Ele quão infeliz você está; como os sentimentos maus venceram você, quão fraca você é, e peça a Ele que perdoe e ajude você a nunca mais se zangar. Diga: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. Oh, guarda-me na hora da tentação, pois estou segura somente contigo”. Você se levantará mais forte do que nunca, e com tanto amor em seu coração por seu melhor Amigo, que isso impedirá que você faça qualquer coisa que possa entristecer este Rei tão gentil.

– Mãe, estou muito feliz por lermos este salmo esta manhã. Acho que já amo a Deus mais e espero sempre confiar Nele.

– Espero que sim; e se você começar enquanto é uma pequena menina, aprenderá cada vez mais sobre Ele e será muito mais feliz do que aqueles que não têm esse Amigo para ajudar em seus problemas.

– Mãe, todas as pessoas podem levar suas necessidades a Deus?

– Certamente, se quiserem; mas a maioria das pessoas nunca contam seus problemas a Ele, nunca pedem perdão por eles, nem se importam com eles. Elas não começaram na infância e têm dificuldade de aprender essa confiança quando são adultas.

– Ah, espero aprender agora, enquanto a senhora pode me ajudar, mãe.

Por Sophia Goodrich Ashton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *